Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Carolina Michaëlis de Vasconcelos
Carolina Michaëlis de Vasconcelos
571

Carolina Wilhelma Michaëlis de Vasconcelos (Berlim, 1851 — Porto, 1925) é reconhecida como a mais importante das filólogas da língua portuguesa. Foi crítica literária, escritora, lexicógrafa (participando como tal na comissão que estudou e estabeleceu as bases em que assentou a primeira reforma ortográfica do português, entrada em vigor a 1 de setembro de 1911). Foi a a primeira mulher a lecionar numa universidade portuguesa, a Universidade de Coimbra. Mais informação aqui.

 
Textos publicados pela autora

Quanto ao Português, chamo desde já a sua atenção para isto: – que os legítimos textos arcaicos não são uma floresta oscura, selvaggia ed aspra e forte, uma série de vocábulos raros e complicados, entrelaçados em construções bárbaras, como aquelas Relíquias apócrifas e artificiosíssimas que durante séculos passaram por obras dignas de fé, de um Egas Moniz Coelho e Gonçalo Hermiguez.