Textos publicados pelo autor
Construção de foco e oração relativa (Os Lusíadas)
Pergunta: Como classificar a frase introduzida por que no texto seguinte: «Mas é no canto, na epopeia que o Reino Lusitano mais se afirma pelo afecto»?Resposta: A frase integra uma construção de foco, através da qual se dá relevo a um constituinte da frase. João Andrade Peres e Telmo Móia (Áreas Críticas da Língua Portuguesa, Lisboa, Editorial Caminho, 1995, págs. 468-469) consideram que é relativa a oração introduzida por que nesta construção (o negrito é meu):
«Note-se que, [nas frases que se...
A grafia de Guisande
Pergunta: A minha aldeia é Guisande, do concelho de Santa Maria da Feira.
Em Portugal, para além desta, existe ainda a freguesia de Guisande, no concelho de Braga.
Por aqui ainda existe alguma confusão e até alguma polémica, que por vezes geram discussões e que decorrem da grafia. Será "Guisande", com S, ou "Guizande", com Z? Recordo que de há trinta anos para trás era vulgar a grafia com o Z, inclusive era usada pelo velho pároco local.
Sei que a mudança para a grafia com o S ocorreu pela ideia incutida e ensinada por algumas...
Auscultador e auscultadores
Pergunta: Gostaria de saber o que é correcto dizer: "auscultador", ou "auscultadores"?
Obrigada desde já.Resposta: Ambas as formas estão correctas, já que se trata de formas da mesma palavra: auscultador, no singular, e auscultadores, no plural. Mas se pretende saber se o singular tem uso, dir-lhe-ei simplesmente que o normal é que usemos dois auscultadores e não apenas um....
Circuncidador e circuncisador
Pergunta: Pergunto como se designa o executante da circuncisão.
ObrigadaResposta: O dicionário Aulete Digital regista duas formas com o significado em apreço: circuncidador e circuncisador.1 Outros dicionários consultados (Dicionário Houaiss, dicionário da Academia das Ciências) não registam este termo.
1 Agradecemos ao consulente André Pires Lavado (Samora Correia, Portugal) as indicações relativas estes dicionário....
O uso do termo "qualiquantitativo"
Pergunta: Em textos das ciências exatas e biológicas, é comum o uso do termo quali-quantitativa para definir, por exemplo, uma análise que seja qualitativa e quantitativa. Gostaria de saber se é correto o uso deste adjetivo composto: quali-quantitativa.
Obrigada!Resposta: Considero que "quali-" surge por truncação de qualitativo, e em "quali-quantitativo" parece comportar-se como um pseudoprefixo. Mas, mesmo que assim seja, não se justifica o uso do hífen, uma vez que não há sequência de...
