Pergunta:
Gostaria de saber o significado dos vocábulos lógica, dialéctica, gramática e retórica – e também de oratória. O que compreendiam estas áreas no período medieval, dentro do contexto das artes liberais? Qual seu uso moderno? Eles mantêm alguma relação com as mesmas áreas de hoje e também entre si? A gramática utiliza-se da lógica, retórica, dialéctica ou oratória em suas estruturas? Há alguma referência bibliográfica sobre a relação destas áreas com a gramática?
Agradeço antecipadamente o auxílio.
Resposta:
A pergunta feita revela ambições que não se inscrevem no formato das respostas que são habituais no Ciberdúvidas, porque tem carácter enciclopédico, isto é, refere-se mais à história e ao contexto cultural das palavras em apreço do que estritamente ao seu significado linguístico no conjunto do léxico português. Mesmo assim, procurarei dar umas breves pistas acerca de como se concebiam as disciplinas em questão na Idade Média (ou, melhor, por volta dos séculos XII e XIII, quando florescem as universidades). Quanto à definição destes termos na atualidade, remeto o consulente para as respostas indicadas mais abaixo, em Textos Relacionados.
Comece-se por dizer que a gramática (da língua latina), a retórica e a dialética, que abrangia a lógica, constituíam o chamado trīvium (aportuguesando, trívio) das sete artes liberais do ensino universitário medieval (as outras quatro, ou seja, a música, a aritmética, a geometria e a astronomia, formavam o quadrīvium) – cf., segundo R. H. Robins, A Short History of Linguistics (Londres e Nova Iorque, Longman, 1997, pág. 82)1. Como observa M.ª do Céu Nogueira (s. v. "artes liberais", Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura Verbo), «[d]urante a escolástica, as artes, o septívio [= as sete artes liberais], não foram estudadas por si mesmas: eram vias de acesso à Sagrada Escritura».
1. gramática
Na Idade Média, o conceito de gramática parece não se afastar muito do da tradição clássica grega e latina. Sobre a história e conceito de gramática, J. G. Herculano de Carvalho anota o seguinte (s. v. "gramática", ...