Pergunta:
Agradeço que me ajudem a esclarecer o uso das locuções prepositivas e adverbiais «à frente de» e «em frente de» e a diferença entre elas.
Será que posso usar «à frente de» para dizer que numa fila estou à frente de uma pessoa que está atrás de mim, e «em frente de» para dizer que estou em frente de uma pessoa que está face a mim?
Atenciosamente, agradeço antecipadamente.
Resposta:
Exatamente. A locução «à frente» pressupõe uma ordem, por exemplo, numa fila no supermercado: quem está diante de mim está «à frente» (até pode dizer «à minha frente»). A locução «em frente» pressupõe simples relação no espaço, sem associar a noção de ordem: por exemplo, numa praça, posso dizer que certo museu fica em frente do jardim.
Atenção, que, com verbos de movimento, podem ocorrer diferenças subtis: «ir/seguir sempre em frente» = «ir em linha reta, a direito»; «ir mais à frente» = «avançar», «adiantar-se a outras pessoas».
N. E. (2/09/2015) – Com a aplicação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, e conforme a sua Base XV ("Do hífen em compostos, locuções e encadeamentos vocabulares"), o substantivo que em algumas fontes se escrevia frente-a-frente (cf. dicionário da Academia das Ciências de Lisboa) perde os hífenes, passando a grafar-se frente a frente, conforme se regista no Vocabulário Ortográfico da Porto Editora e no Vocabulário Ortográfico Atualizado da Língua Portuguesa, da Academia das Ciências de Lisboa. Note-se que outros vocabulários ortográficos mais recentes – Vocabulário Ortográfico do Português, Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa...