Pergunta:
Gostaria de saber o significado das seguintes palavras: aliteração; metáfora; catacrese; metonímia e sinédoque; perífrase ou antonomásia; sinestesia; apóstrofe; antítese; hipérbole; prosopopéia ou personificação; ironia; eufemismo; gradação ou clímax; anáfora; pleonasmo ou redundância; elipse.
Obrigado.
Resposta:
Aliteração – Repetição das mesmas letras, sílabas ou sons, na mesma frase, para produzir um efeito de harmonia.
Anáfora -– Figura de estilo que consiste em repetir a mesma palavra no princípio de várias frases; processo mediante o qual um termo da cadeia textual reenvia para outro termo anteriormente manifestado na mesma cadeia; designação, nos ritos orientais, de parte do cânone da missa.
Antítese – Oposição de sentido entre dois termos ou duas proposições; oposição; coisa contrária; o contrário. Na área da Filosofia, é proposição oposta a uma tese (asserção afirmativa).
Antonomásia – Substituição de um nome próprio por um comum ou por uma perífrase, ou vice-versa; alcunha; sobrenome.
Apóstrofe – Interrupção que o orador faz no discurso, dirigindo-se a coisas ou pessoas reais ou fictícias; frase injuriosa; invectiva. Não confundir com apóstrofo que é sinal gráfico (') designativo de elisão de uma ou mais letras, numa palavra.
Catacrese – Tropo que consiste no emprego de termos com significação diferente da usual, por falta de termos próprios na língua.
Elipse – Em gramática, é omissão de uma ou mais palavras que facilmente se subentendem. Em Geometria, trata-se de curva de intersecção de uma superfície cónica ou cilíndrica de revolução por um plano que corta todas as geratrizes; curva cónica, cuja excentricidade é menor que a unidade.
Eufemismo – figura de estilo com que se disfarçam ideias desagradáveis p...