Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
181K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Qual a origem da palavra droga e estupefacientes?

Resposta:

A palavra droga vem do holandês «droog», 'seco', através do francês «drogue», com o mesmo significado. Droga é «nome comum a todas as substâncias ou ingredientes aplicados em farmácia ou nas indústrias; estupefaciente; narcótico; excitante; fazenda leve de seda ou lã; coisa de má qualidade; mistela reles; bagatela».

O termo estupefaciente vem do latim «stupefaciente-», part. pres. de «stupefacere», que significa 'entorpecer; estupeficar'.

Pergunta:

Ao consultar o dicionário, verifico que inflação se escreve apenas com um "c". No entanto, julgo já ter visto escrito "inflacção" e agora estou na dúvida - se já foi correcto esta última forma ou se o que vi foi um erro. Ainda, há quem me diga que já se escreveu com dois "c" pois, quando um "c" está entre vogais vale de "q". Isto é verdade?

Desde já, agradeço a vossa resposta.

Resposta:

A consulta de vários dicionários, modernos e menos modernos, só me permitiu ver inflação. Se já viu escrito «inflacção», trata-se certamente de erro, derivado provavelmente de confusão com outras palavras que têm a mesma terminação, como por exemplo correcção. Por outro lado, um ç (trata-se dum ç e não de c) vale sempre s.

A inflação (do latim «inflatione-», 'inchação; dilatação') é, como sabe, «alta geral dos preços correspondente a uma disparidade entre a procura global e a oferta global de bens e serviços; aumento desproporcionado de circulação fiduciária».

Pergunta:

Li num poema: "Uma cantilena vinda de onde/ chegava quase apagada ..."

Poderia ser usado o onde nesse caso, ou é uma "licença poética?" Agradeço a resposta.

Resposta:

Nesta situação, visto que se trata de poesia, parece que a liberdade criativa torna inteiramente justificável o onde. Aqui, de onde quer dizer «de qualquer lugar».

Pergunta:

 Sou japonês mas falo português europeu, porque estudei em Portugal. Quando disse a um amigo brasileiro «Vou ao banco levantar dinheiro», ele considerou lusitanismo o verbo levantar, sendo sacar ou tirar o verbo utilizado no Brasil. Agora não sei se em Portugal também se usam sacar e tirar neste contexto. Agradecia se me esclarecesse. Desde já muito obrigado.

Resposta:

Em Portugal, não se usam os termos sacar e tirar neste contexto. Diz-se, regra geral, «vou levantar dinheiro». Aliás, entre os vários significados de levantar, incluem-se «cobrar» e «receber».

Pergunta:

Gostaria de saber o significado das seguintes palavras: aliteração; metáfora; catacrese; metonímia e sinédoque; perífrase ou antonomásia; sinestesia; apóstrofe; antítese; hipérbole; prosopopéia ou personificação; ironia; eufemismo; gradação ou clímax; anáfora; pleonasmo ou redundância; elipse.

Obrigado.

Resposta:

Aliteração – Repetição das mesmas letras, sílabas ou sons, na mesma frase, para produzir um efeito de harmonia.

Anáfora -– Figura de estilo que consiste em repetir a mesma palavra no princípio de várias frases; processo mediante o qual um termo da cadeia textual reenvia para outro termo anteriormente manifestado na mesma cadeia; designação, nos ritos orientais, de parte do cânone da missa.

Antítese – Oposição de sentido entre dois termos ou duas proposições; oposição; coisa contrária; o contrário. Na área da Filosofia, é proposição oposta a uma tese (asserção afirmativa).

Antonomásia – Substituição de um nome próprio por um comum ou por uma perífrase, ou vice-versa; alcunha; sobrenome.

Apóstrofe – Interrupção que o orador faz no discurso, dirigindo-se a coisas ou pessoas reais ou fictícias; frase injuriosa; invectiva. Não confundir com apóstrofo que é sinal gráfico (') designativo de elisão de uma ou mais letras, numa palavra.

Catacrese – Tropo que consiste no emprego de termos com significação diferente da usual, por falta de termos próprios na língua.

Elipse – Em gramática, é omissão de uma ou mais palavras que facilmente se subentendem. Em Geometria, trata-se de curva de intersecção de uma superfície cónica ou cilíndrica de revolução por um plano que corta todas as geratrizes; curva cónica, cuja excentricidade é menor que a unidade.

Eufemismo – figura de estilo com que se disfarçam ideias desagradáveis p...