Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
181K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Gostaria de saber em que condições/casos se deve utilizar a palavra nomeadamente.

Obrigado.

Resposta:

Nomeadamente significa «sobretudo; principalmente; mormente». Só lhe posso dar exemplos dos casos em que se pode utilizar a palavra, sem constituir uma obrigação, visto que tem sempre a possibilidade de a substituir por um sinónimo.

Assim, podemos usá-la em frases como estas:

(1) - Os católicos, nomeadamente o Papa, são contra o aborto.

(2) - Os teus amigos, nomeadamente o António, foram ao cinema.

(3) - Os membros deste governo, nomeadamente a ministra do Ambiente, defendem a co-incineração.

Muitos outros exemplos lhe poderia dar, mas parece-me que assim já fica com uma ideia, não acha?

Pergunta:

Apesar do entendimento de algumas regras de gramática, persiste a dúvida com relação à separação silábica. Na palavra "situações" qual seria a separação correta?

Rodrigo de Matos Morales, 9 anos, 4.a série do primeiro grau - São Caetano do Sul - São Paulo - Brasil.

Obrigado antecipado pela ajuda!

Resposta:

A divisão silábica da palavra situações é assim: si-tua-ções.

Pergunta:

Sou estudante do 10º ano do ensino secundário e gostaria de saber se a palavra "ambos" se pode aplicar a mais do que duas pessoas, como por exemplo: "ambos os três", etc.

Resposta:

Ambos (do latim «ambos», de «ambo», -ae, -o, 'os dois ao mesmo tempo') significa «um e outro; os dois juntos; tanto um como o outro». Obviamente, ambos só se pode aplicar a duas pessoas, dois objectos, etc.

Pergunta:

Qual é a forma correta: "importação direto da usina" ou "importação direta da usina"?

Resposta:

A forma correcta/correta é «Importação direta/directa da usina». O adjectivo assume o género do substantivo que ele qualifica. Diz-se, por exemplo, «a venda directa», «o comboio directo».

Pergunta:

Qual a diferença entre: descrição ou discrição?

Resposta:

Descrição (do latim «descriptione-») é «acto ou efeito de descrever; exposição exacta e viva de um facto, lugar ou paisagem, por meio da palavra oral ou escrita; enumeração; etc.» Por sua vez, discrição (do latim «discretione-») significa «qualidade de discreto; circunspecção; reserva; modéstia; discernimento; segredo; prudência; tino». Consequentemente, depende do contexto a utilização de cada um destes vocábulos.