Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
180K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

O significado etimológico da palavra ginásio.

Obrigada pela atenção.

Resposta:

A palavra ginásio vem do «lat[im] gymnasĭum,ĭi, [com o significado de] "lugar dos exercícios ginásticos; escola (de filosofia)", do gr[ego] gumnásion, ou "lugar público para a prática de exercícios físicos, p. ext. exercícios (em geral: para a prática de virtudes, o desenvolvimento da alma, das habilidades intelectuais); hipódromo"; f[orma] hist[órica] 1589 gymnásio, 1913 gimnásio, 1913 ginásio».

Trata-se, principalmente, de «sala, estabelecimento destinado à prática da cultura física ou de esportes, freq. com acomodações para platéia» [cf. Dicionário Eletrônico Houaiss].

Pergunta:

Na palavra cafeeiro, em relação ao primeiro e, trata-se de uma vogal de ligação?

Resposta:

Não; a palavra cafeeiro deriva de «café + -eiro». Vogal de ligação há, por exemplo, em salicultura [sal + i (vogal de ligação) + cultura]; e ocorre também um elemento de ligação na variante cafezeiro [café + z (consoante de ligação) + -eiro].

Cafeeiro (termo da área das angiospermas) é «designação comum a árvores e arbustos do gên. Coffea, da fam. das rubiáceas, de frutos drupáceos, com duas sementes, de que se faz, por torrefação e moagem, o pó de café, e a outras plantas de diferentes gên. e fam., por alguma semelhança com as desse gên. ou pelas sementes us. como suas sucedâneas no preparo do café ("bebida")» e «arbusto ou árvore (Coffea arabica) de boa madeira, us. em móveis, folhas ger. elípticas, flores pequenas, perfumadas, brancas ou levemente rosadas, em glomérulos, e drupas vermelhas [Ocorre na Arábia e regiões tropicais da África; é a sp. mais cultivada para a produção de café, com inúmeras variedades, esp. no Brasil e Colômbia, os maiores produtores mundiais.]».

[Cf. Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Gostaria de saber exactamente qual a diferença entre bacteriana e bacteriológica.

Resposta:

O adjectivo bacteriano quer dizer «relativo a, próprio de ou causado por bactérias; bacterial, bactérico». Por sua vez, bactéria é «microrganismo unicelular procariota, de vida livre ou parasita, que ocorre sob várias formas (cocos, bacilos, espirilos) [É essencial para o processo de decomposição de matéria orgânica; muitas spp. são patogênicas]».

O adjectivo bacteriológico significa «relativo ou pertencente à bacteriologia»; e bacteriologia é o «ramo da ciência voltado para o estudo das bactérias e suas propriedades por diversos métodos (p. ex., observação microscópica, coloração, cultura)».

Deste modo, e só para exemplificar, pode-se dizer «infecção bacteriana», isto é, provocada por bactéria(s), mas já não tem sentido falar em "infecção bacteriológica".

[Cf. Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Desejava saber qual o significado de díscola.

Resposta:

Assim, sem nos dar o contexto, podemos dizer-lhe apenas o que vem nos dicionários. O adjectivo díscolo (do grego dýskolos, "de convívio difícil", pelo latim dyscŏlu-, "intratável") significa «desordeiro; rebelde; de trato áspero; revoltado» e, como substantivo, «indivíduo brigão» [cf. Dicionário da Língua Portuguesa 2003, da Porto Editora].

O Dicionário Eletrônico Houaiss diz, semelhantemente, que é «que ou quem é mal-educado, sem polidez»; «que ou quem é agressivo, brigão, desordeiro (especialmente em linguagem de estudantes)»; e «dissidente, descontente, cismático».

Pergunta:

Qual o particípio irregular do verbo afeiçoar?

Resposta:

O particípio passado irregular do verbo afeiçoar, como poderá ver na MorDebe, é afeccto. O verbo afeiçoar quer dizer «fazer sentir ou vir a sentir afeto, amizade ou amor por (alguém ou algo); estimar; enamorar-se» ou «fazer desenvolver ou desenvolver gosto por (algo)» [Cf. Dicionário Eletrônico Houaiss].