Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
180K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Gostava de saber como será mais correcto escrever «andar aos SS», «andar aos S's», «andar aos esses», como num slalom.

Obrigada.

Resposta:

«Andar aos ss» parece-me uma forma possível. O Dicionário Prático de Locuções e Expressões Correntes, de Emanuel de Moura Correia e Persília de Melim Teixeira (Papiro Editora), regista a expressão «andar a fazer ss», com o significado de «ir embriagado, descrevendo curvas». Também é aceitável a forma esses: «andar aos esses».

Pergunta:

Existe outro antónimo para simetria que não seja assimetria?

 

Resposta:

Sim; além de assimetria, temos, por exemplo, dessimetria, disparidade e dissemelhança.

Pergunta:

Pretendo utilizar a exclamação/interjeição "omessa".

Estará correctamente escrita a palavra?

Obrigada desde já pelo esclarecimento.

Resposta:

A grafia correcta da interjeição é homessa; segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss, vem de «home(m) + essa». Trata-se de termo que «exprime admiração, espanto ou ainda irritação; ora essa, essa é boa».

Pergunta:

Gostaria de saber o significado e a origem da palavra genica. Minha mãe sempre usou a expressão: «Fulana tem muita genica.»

Agradeço a resposta.

Minha mãe é portuguesa da cidade de Leiria, Amor.

Resposta:

O Dicionário Eletrônico Houaiss diz que a palavra genica (regionalismo de Portugal de uso informal) é de «origem obscura» e significa «qualidade de energia, entusiasmo, tenacidade»; e dá, como exemplo, a frase «tem g[enica] o bastante para trabalhar em três empregos».

O Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora, considera genica um termo popular, vindo «de génio + -ica», que quer dizer «força, energia, ânimo, vigor».

Pergunta:

A palavra "internetiano" existe?

Se sim, existe só em linguagem coloquial ou no calão, ou pode ser usada numa linguagem formal (sentido: «o consumidor internetiano»)?

Obrigada.

Resposta:

O termo que os dicionários consultados registam é o substantivo internauta, sinónimo de cibernauta. No entanto, é possível formar internetiano, como adjectivo que significa «relativo à Internet» ¹

 

¹ Alguns  registos do  substantivo interniano: aquiaqui e aqui, entre outros.

 

Cf. (nota colocada em agosto de 2019)  12 palavras da língua portuguesa que não existiam há 20 anos