Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
181K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

A forma correcta é "sumariado", "sumarisado", ou "sumarizado"? Quando nos referimos ao facto de se ter estabelecido um resumo? «Os factos foram "sumariados"»?

Resposta:

Sim, «os factos foram sumariados» é a forma correcta (e preferível). Também se pode empregar sumarizar e sumarizado, mas são formas não preferíveis. Sumariado significa «que se sumariou; resumido, sintetizado, sumarizado».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Gostaria de saber o antônimo de tranquilo.

Resposta:

O antónimo de tranquilo é intranquilo. O Dicionário Eletrônico Houaiss regista ainda outros antónimos, nomeadamente aborrascado, afobado, agitado, alarmado, desassossegado, encanzinado, encanzoado, etc.

Pergunta:

Em conversa com uns amigos, referi a certa altura que de certa maneira estávamos a assistir a uma orientalização das nossas leis do trabalho. A palavra orientalização pareceu-me de imediato estranha e também por eles foi classificada como inexistente. Em pesquisa em dicionários também não a encontrei. Podem confirmar-me se de facto esta palavra não existe? De notar que existem as palavras ocidentalizar e ocidentalização. Assim sendo, existindo orientalizar, não será também correcto dizer orientalização?

Obrigado.

Resposta:

O Dicionário Eletrônico Houaiss dá-lhe razão, visto que regista o vocábulo orientalização. Com efeito, se já temos ocidentalização, é lógico que os dicionários acolham também orientalização. Trata-se de «ato ou efeito de orientalizar, de tornar oriental».

Quanto à afirmação «estamos a assistir a uma orientalização das nossas leis do trabalho», é discutível, mas, dado tratar-se de uma opinião, não me parece assunto para o Ciberdúvidas.

Pergunta:

"Dançável" existe? É legítimo? Não encontro a palavra dicionarizada e, no entanto, é muito utilizada na oralidade e há milhares de ocorrências no portal Google.

Obrigado!

Resposta:

Os dicionários não podem registar tudo, mas a palavra está bem formada (dançar + -ável) e justifica-se; por exemplo, na frase «esta música é dançável».

Pergunta:

Li num artigo de um jornal económico a palavra estagflação. Imagino que seja economia paralisada e inflacionada.

Será que estou certo?

Resposta:

O Dicionário Eletrônico Houaiss regista a palavra estagflação, com origem em «estagnação + inflação; por infl[uência] do ing[lês] stagflation (1965-1970)». Trata-se, pois, de termo da economia e é «o fenômeno da estagnação (aumento da taxa de desemprego) combinado com inflação (aumento contínuo de preços)».

 

Cf. Estagflação + O que é estagflação? + Estagflação: O palavrão que ameaça a Europa