Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
181K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Gostaria de saber a origem da palavra aquisição.

Grata.

Resposta:

A palavra aquisição vem do «lat[im] tar[dio] acquisitĭo (ou adquisitĭo),ōnis, "aumento, acréscimo, ação de adquirir"». Significa «ato, processo ou efeito de adquirir, de tomar posse de alguma coisa» e, por metonímia, «aquilo que se adquire; coisa adquirida». Trata-se ainda de, em astronáutica, «processo que consiste em localizar a órbita de um satélite ou de qualquer nave espacial, do que resulta a obtenção dos dados telemétricos ou de rastreamento do engenho».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

A minha dúvida é a seguinte: podem as palavras biblioteca e sinfonia ser consideradas nomes colectivos de livros e sons respectivamente?

Resposta:

O Dicionário Eletrônico Houaiss regista sinfonia e apresenta, entre as acepções da palavra, «conjunto de sons». Assim, podemos considerar sinfonia como colectivo de som.

Em relação a biblioteca, veja, por favor, a resposta anterior Colectivos: livro e CD.

Pergunta:

Agradecia me informassem o significado e a origem da palavra bandeirada, muito utilizada na elaboração de tarifas de táxi.

Obrigado.

Resposta:

Bandeirada (de bandeira + -ada) é a «primeira quantia que o taxímetro dos automóveis de praça indica, quando o motorista baixa a bandeira do referido aparelho à entrada do passageiro» [Fonte: Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora].

No Brasil, bandeirada é um regionalismo, e o Dicionário Eletrônico Houaiss diz que se trata de «quantia fixa que o taxímetro inclui no preço final a ser pago pelo passageiro, nas corridas de táxi».

Pergunta:

Gostaria que me esclarecessem como se definem: pedagogia, didáctica e metodologia (sendo que parecem sinónimos).

Obrigada.

Resposta:

Pedagogia é a «ciência que trata da educação dos jovens, que estuda os problemas relacionados com o seu desenvolvimento como um todo» e, por extensão de sentido, «conjunto de métodos que asseguram a adaptação recíproca do conteúdo informativo aos indivíduos que se deseja formar»; «tratamento de crianças ou adolescentes com dificuldades escolares»; «ciência que trata da educação e da instrução das crianças e adolescentes inadaptados»; «método pedagógico utilizado esp[ecialmente] na reeducação, educação especializada e na educação de adultos»; «profissão ou exercício do ensino»; e, ainda, «qualidade de bom pedagogo».

Didáctica é a «arte de transmitir conhecimentos; técnica de ensinar» e, em pedagogia, «parte da pedagogia que trata dos preceitos científicos que orientam a actividade educativa de modo a torná-la mais eficiente».

Metodologia, em lógica, é o «ramo da lógica que se ocupa dos métodos das diferentes ciências» ou «parte de uma ciência que estuda os métodos aos quais ela própria recorre» e, «em literatura, investigação e estudo, segundo métodos específicos, dos componentes e do caráter subjetivo de uma narrativa, de um poema ou de um texto dramático»; por extensão de sentido, trata-se de «corpo de regras e diligências estabelecidas para realizar uma pesquisa; método».

Como pode verificar, não são sinónimos.

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Qual a classificação de lama? É um substantivo?

Resposta:

Lama é um substantivo (nome). Feminino, quando se trata de «mistura viscosa, pegajosa, de argila, matéria orgânica e água; terra molhada e pastosa; barro, lodo, vasa» e, em sentido figurado, «caráter daquilo que degrada, envergonha; ação vil; baixeza, aviltamento». Também feminino, quando, na área da mastozoologia, é «design[ação] comum aos mamíferos camelídeos do gên[ero] Lama, como a alpaca, o guanaco e a lhama, encontrados na região andina da América do Sul; de corpo esbelto, pescoço e membros esguios e pelagem lanosa». Lama é um substantivo (nome) masculino, ao tratar-se de «sacerdote do lamaísmo, entre os mongóis e os tibetanos». Por sua vez, o lamaísmo (religião) é «budismo maaiana do Tibete e da Mongólia, caracterizado pela presença de rituais tântricos e xamanísticos e por uma hierarquia monástica que tem em seu topo o dalai-lama».

 

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]