Pergunta:
Vinha recolocar uma questão que já foi respondida, mas que não me esclareceu completamente. A questão prende-se com a utilização dos vocábulos perfusão ou infusão, quando nos referimos à administração de fármacos (por via endovenosa, por exemplo). Ou seja, quando se administra um medicamento através de uma agulha (ligada aos restantes componentes do dispositivo médico) que está inserida num vaso de um doente e através da qual se injecta o medicamento ao longo de um determinado período (e não em bólus). Neste contexto, qual seria o termo indicado: perfusão, ou infusão?
Obrigado pela atenção.
Resposta:
O Dicionário de Termos Médicos, de Manuel Freitas e Costa, edição da Porto Editora, diz que perfusão (do lat[im] perfusio, -onis) é «injecção intravascular (em geral lenta) de um líquido com acção terapêutica». Relativamente a infusão (do lat[im] infusio, -onis), trata-se de «preparação de um infuso» ou «injecção terapêutica, muito lenta ou gota a gota, de um soluto, mais ou menos volumoso (soro fisiológico ou soro glicosado, por exemplo), por via intravenosa ou por via subcutânea». Como sabe, intravenoso («que está situado ou acontece no interior da veia») e endovenoso («que está, que se introduz ou que é aplicado no interior da veia») querem dizer a mesma coisa.
O Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora, diz que perfusão (termo da medicina) é «introdução lenta e contínua de um líquido terapêutico na circulação sanguínea»; «passagem de um líquido através de um órgão»; e «aspersão». Quanto a infusão, significa, em medicina, «injecção lenta, geralmente por via endovenosa, de uma substância diluída num meio líquido».
O Dicionário Eletrônico Houaiss define perfusão como a «introdução de substância líquida nos tecidos por meio de injeção em vasos sanguíneos» e considera infusão «ato ou efeito de infundir(-se)» ou «ato de verter um líquido qualquer dentro de um recipiente»; em sentido figurado, é «ato de fazer penetrar, de introduzir».
Perante isto, o termo indicado e mais usado entre os técnicos de saúde é perfusão, embora infusão não seja incorrecto; usa-se mais, parece-me, em outras áreas.