Pergunta:
Acabei de ver e ouvir uma intervenção do sr. ministro Santos Silva que utilizava o vocábulo "tremendista", ao pretender referir-se à oposição político-partidária considerando-a, se é que consegui perceber no contexto da sua intervenção, exagerada e/ou medonha. "Tremendista" existe no léxico da língua portuguesa, ou é reflexo do novo acordo ortográfico?
Muito obrigado pelo vosso excelente trabalho.
Resposta:
O adjectivo tremendista está registado no Dicionário Eletrônico Houaiss, tratando-se de «relativo a ou próprio do tremendismo» e «em que esse tipo de tratamento expressivo se manifesta (diz-se de obra artística ou literária)». Em artes plásticas e literatura, é «que ou quem se expressa pela via do tremendismo». Por sua vez, o tremendismo (história da arte, história da literatura) é «corrente estética espanhola do sXX que advoga, na expressão da realidade pela literatura e artes plásticas, o exagero dos aspectos mais crus da vida».
Desconheço o contexto em que o ministro introduziu a palavra, mas, pelo que diz na sua pergunta, talvez esteja bem. Por outro lado, o uso de palavras praticamente desconhecidas dos portugueses é um defeito comum a muitas figuras públicas, provavelmente com o objectivo de marcarem a «sua diferença», mas cujo resultado é este: vários consulentes já se dirigiram ao Ciberdúvidas a perguntar se a palavra tremendista existe.