Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
182K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Conjugando-se o verbo ruir como contribuir, é possível usar a forma "rui" (3.ª pessoa do singular do presente do indicativo), ou deve a mesma ser substituída por «está a ruir», por exemplo?

Muito obrigada pelo vosso esclarecimento.

Resposta:

Sim, pode usar a forma rui, dado que o presente do indicativo do verbo ruir (ver na MorDebe) conjuga-se assim:

ruo, ruis, rui, ruímos, ruís, ruem.

De qualquer modo, a forma usual é «está a ruir» («O prédio está a ruir»).

O verbo ruir significa «cair com ímpeto e rapidamente; desmoronar-se, despenhar-se, desabar».

Pergunta:

Como se escreve por extenso 95º, 32º, 75º, 49º, 186º, 107º, 153º?

Resposta:

Antes de mais, faltou o pontinho a seguir ao número (por exemplo, 95.º), dado que estou convencido de que se quis referir a numerais ordinais, e não ao número de graus; se fosse a estes que pretendia aludir, estaria correcta a forma como escreveu.

Assim, escreve-se, por extenso, nonagésimo quinto (95.º), trigésimo segundo (32.º), septuagésimo quinto (75.º), quadragésimo nono (49.º), centésimo octogésimo sexto (186.º), centésimo sétimo (107.º) e centésimo quinquagésimo terceiro (153.º).

Pergunta:

Qual das frases seguintes está correcta?

«Ele chegou a tempo e hora.»

«Ele chegou em tempo e hora.»

Resposta:

A expressão usual é «a tempo e horas»; portanto, deve dizer-se «ele chegou a tempo e horas». Significa que «ele chegou no momento adequado».

[Fonte: Dicionário Prático de Locuções e Expressões Correntes, de Emanuel de Moura Correia e Persília de Melim Teixeira, edição da Papiro Editora]

Pergunta:

Gostaria de saber o que significa exactamente «uma comunicação que seja direccionada».

Obrigado.

Resposta:

A palavra comunicação significa, essencialmente, «ação de transmitir uma mensagem»; por sua vez, direccionar quer dizer «conferir direção, rumo, orientação a; dirigir, apontar». Assim, embora falte o contexto, atrevo-me a dizer que se trata de uma mensagem dirigida a um determinado grupo, como, por exemplo, os professores, os médicos, os habitantes de uma localidade, etc. Segundo me parece, utiliza-se muito em publicidade e, também, nas campanhas eleitorais.

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Gostaria que me respondessem à seguinte questão.

Na frase «Se os pequenos comeram os grandes, bastará um grande para muitos pequenos», qual a categoria morfológica de «os grandes»?

Resposta:

Nesta frase (ou em contextos semelhantes), a palavra grandes, morfologicamente, é um adjectivo substantivado (ver Evanildo Bechara, Moderna Gramática Portuguesa, Rio de Janeiro, Editora Lucerna, 2002, pág. 145).