Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
180K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Como se escreve "semireal"?

Resposta:

Em Portugal, até à entrada em vigor do novo Acordo Ortográfico, continuará a escrever-se semi-real. Esta grafia também era a que vigorava no Brasil até Janeiro de 2009, altura em que este país-irmão pôs em prática a ortografia comum.

Assim, esta foi uma das palavras que mudaram, e agora temos semirreal, para já nos Estados onde o acordo de 1990 já vigora... brevemente em Portugal...

O mesmo aconteceu a palavras como semi-racional (semirracional), semi-reboque (semirreboque), semi-rígido (semirrígido), etc.

O adjectivo semi-real (semirreal) quer dizer «não de todo real; meio irreal».

Pergunta:

Gostaria de saber o significado e o sentido da expressão «poder fáctico».

Resposta:

O adjectivo ctico, da área do direito, significa «que diz respeito a facto jurídico»; poder, neste contexto, é «capacidade de agir sobre algo; autoridade; domínio; força; influência». Assim, o poder fáctico será a «capacidade de agir sobre os factos jurídicos», a «autoridade em relação a factos jurídicos», etc.

[Fonte: Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora]

Pergunta:

Como se chama quem estuda as teorias do conhecimento? "Epistemólogo", ou "epistemologista"?

Resposta:

O «teórico das ciências ou do conhecimento» chama-se epistemólogo, tratando-se ainda de «aquele que se dedica a estudos de epistemologia». Em sentido lato, epistemologia é «gnosiologia ou teoria do conhecimento» e, em sentido restrito, «estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das diversas ciências, com o fim de lhes determinar a origem lógica, o valor e o objectivo».

Os dicionários consultados não acolhem o termo epistemologista.

[Fonte: Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora] 

N. E. (14/11/2016) – Por influência do termo inglês epistemology, a palavra epistemologia tende hoje a ser equivalente a «teoria do conhecimento». Divergente desta resposta  – e, também, de uma outra, O significado de «obstáculo epistemológico»  –, cf. o texto Sobre o significado do termo epistemologia em filosofia, na rubrica Controvérsias.

Pergunta:

«A impactação de material orgânico.»

Há uma palavra em português que substitua impactação?

Obrigada.

Resposta:

O Dicionário de Termos Médicos, de Manuel Freitas e Costa, edição da Porto Editora, regista impactação e diz que o termo é sinónimo de impacto.

Impactação vem «do lat[im] impactus» e trata-se de «situação em que se verifica que um objecto, uma substância orgânica ou um fragmento ósseo fica fortemente alojado, detido ou fixado».

Pergunta:

Estou a fazer um trabalho e tenho de pesquisar o que é um ilustrador... Mas em todos os sites em que vou não encontro a definição de ilustrador. Então decidi vir ao Ciberdúvidas para perguntar o que é um ilustrador.

Obrigado.

Resposta:

O adjectivo ilustrador quer dizer «que serve de ilustração; ilustrante, ilustrativo», tal como em «gráfico ilustrador». Como adjectivo e substantivo (nome) masculino, «diz-se de ou artista que faz ilustrações (desenhos, estampas etc.) para textos (em livros, periódicos etc.)» ou é «que ou quem ilustra comentando, exemplificando».

A palavra ilustrador vem do «lat[im] illustrātor,ōris, "o que torna claro, brilhante ou polido"».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]