Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Bernardo Soares
Bernardo Soares
818

Bernardo Soares é um semi-heterónimo de Fernando Pessoa, autor do Livro do Desassossego, uma das obras fundadoras da ficção portuguesa no século XX. Há aspectos “biográficos” que o aproximam de Pessoa: é ajudante de guarda livros em Lisboa e trabalha em escritórios modestos na baixa pombalina.

 
Artigos publicados pelo autor

Gosto de dizer. Direi melhor: gosto de palavrar. As palavras são para mim corpos tocáveis, sereias visíveis, sensualidades incorporadas. Talvez porque a sensualidade real não tem para mim interesse de nenhuma espécie — nem sequer mental ou de sonho —, transmudou-se-me o desejo para aquilo que em mim cria ritmos verbais, ou os escuta de outros. Estremeço se dizem bem. Tal página de F...