Aniceto R. Gonçalves Viana - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Aniceto R. Gonçalves Viana
Aniceto R. Gonçalves Viana
907

Aniceto R. Gonçalves Viana (Lisboa, 1840 – 1914), foi um filólogo, linguista e lexicógrafo português. Considerado um dos mais importantes foneticistas portugueses, fez a primeira descrição do sistema fonético do português em 1883. Foi um dos membros da Comissão de Reforma Ortográfica de 1911 e colaborou na Revista do Conservatório Real de Lisboa (1902). Das suas obras, destacam-se: Exposição da pronúncia normal portuguesa para uso de nacionais e estrangeiros (1892), Vocabulário ortográfico e ortoépico da língua portuguesa (1909) e Vocabulário ortográfico e remissivo da língua portuguesa (1912).

 
Textos publicados pelo autor

A semelhança entre certas particularidades, comuns ao português e ao japonês, com igual paridade entre o português e o malaio, explicam suficientemente o fenómeno, que pareceria extraordinário, de ser a representação portuguesa dos nomes de muitas regiões da Ásia, onde estivemos e dominámos, a mais fiel às pronúncias vernáculas, entre as de todas as línguas europeias. O mesmo se pode dizer a respeito da nomenclatura da África, a sul do Equador.