Albano Estrela - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Albano Estrela
Albano Estrela
1K

Albano Estrela (Porto, 1933), professor catedrático jubilado na Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Lisboa. Autor de vários trabalhos na área das Ciências da Educação A Teoria e Prática de Professores, Perspectivas Actuais sobre a Formação de Professores (1977). Dedica-se também à ficção e à crónica: O Mapa dos Sabores (1994), Crónicas de Um Portuense Arrependido, As Memórias que Salazar Não escreveu (1999), O Enterro do Conde de Orgaz (2000).

 
Textos publicados pelo autor

Parece-me, no mínimo, pouco profissional que o jornal [Público] apresente na sua plataforma “on-line” um vídeo (e respectivo texto escrito)1 com um erro grave de português. Será mais um "detalhe", será mais «uma coisa do diabo». Mas fica tão mal...

Falo do vídeo "Cultura: O rapaz do YouTube que se tornou estrela de cinema" ("link" aqui), em que a narradora (jornalista?) utiliza "entretia" como sendo a conjugação do verbo entreter na terceira pessoa do singular no pretérito imperfeito.