Afonso Reis Cabral - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Afonso Reis Cabral
Afonso Reis Cabral
241

Escritor nascido em 1990. Aos 15 anos publicou o livro de poesia Condensação. Licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos, mestre na mesma área e pós-graduado em Escrita de Ficção. Em 2014, ganhou o Prémio LeYa com o romance O Meu Irmão; em 2017, foi-lhe atribuído o Prémio Europa David Mourão-Ferreira na categoria de Promessa, e em 2018 o Prémio Novos na categoria de Literatura. No final de 2018, publicou o seu segundo romance, Pão de Açúcar. Editor freelancer.

 
Textos publicados pelo autor
Vocabulário da crise política
Palavras que andam desordenadas em Portugal

 «Isto da crise [política em Portugal] deixa-me confuso porque nos mexeram no vocabulário. Já não basta estarmos com o ânimo em bicos dos pés, aflitos com a jornada daqui até 10 de Março, ficámos também com as palavras desordenadas.» Assim se refere ironicamente o escritor Afonso Reis Cabral à crise política que se instalou em Portugal desde 7 de novembro de 2023. 

Crónica  do escritor português Afonso Reis Cabral, transcrita, com a devida vénia, do Jornal de Notícias de 22 de novembro de 2023. Texto escrito segundo  a norma ortográfica de 1945.