Decorre um inquérito sobre o uso de dicionários no conjunto dos países de língua portuguesa promovido pelo Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada – CELGA-ILTEC, da Universidade de Coimbra. Trata-se do USODIPO, pesquisa integrada nas atividades do Projeto Estratégico do CELGA-ILTEC coordenado pelas linguistas Tanara Zingano Kuhn e Margarita Correia. A testagem do questionário teve a colaboração de especialistas de cada país de língua portuguesa.
Realizado em linha, com a finalidade de recolher informações sobre o estado atual de uso de dicionários de português nos países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), o inquérito preenche-se rapidamente (10 e 15 minutos), e os informantes participam sob anonimato.
Espera-se que os dados recolhidos permitam fundamentar decisões e investimentos em matéria de lexicografia de língua portuguesa, bem como de política e planificação linguísticas do português.
Para responder ao inquérito, clicar aqui.
Ver também, de Margarita Correia, "O presente e o futuro dos dicionários de língua Portuguesa", artigo publicado no Diário de Notícias em 10/04/2023.