♦ Perguntar é querer saber mais; é, de alguma maneira, já saber que há um território a delimitar, um território que se frequenta e que nos interroga: uma orografia a percorrer. O Língua de Todos é o território do idioma comum, das suas variantes, das muitas perguntas que podemos fazer ao corpo vivo da língua portuguesa. No programa Língua de Todos, que vai para o ar na RDP África, na sexta-feira, dia 17 de janeiro, pelas 13h20*, dá-se a palavra à professora Sandra Duarte Tavares, para questões à volta dos neologismos, dos estrangeirismos e empréstimos, da pontuação (principalmente o aparente mistério da colocação das vírgulas) e de outros tópicos do uso e funcionamento do português.
♦ O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões I.P.) começou janeiro de 2020 com um seminário sobre a cooperação de Portugal com os países africanos de língua oficial portuguesa, o qual reuniu responsáveis governamentais e investigadores de diversas áreas. No evento, que teve lugar em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, foram objeto de análise vários temas, da política à economia, da cooperação à cultura e, obviamente, à língua comum . Sobre especificamente o problema da língua portuguesa no contexto africano, o programa Páginas de Português, transmitido pela Antena 2, no domingo, 19 de dezembro, pelas 12h30*, inclui uma entrevista com um dos participantes no referido seminário – a professora Ana Maria Martinho, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Sobre este encontro, leia-se também o artigo que o presidente do Camões I.P., Luís Faro Ramos, publicou em 07/01/2020 no jornal Diário de Notícias.
* O programa Língua de Todos é repetido no sábado, dia 18 de janeiro, depois do noticiário das 09h00. Por seu lado, o programa Páginas de Português volta a ouvir-se no sábado, dia 25 de janeiro, às 15h30. Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui.