Lançado em 30/11/2022, o mais recente chatbot do laboratório de inteligência artificial OpenAI, o Da Vinci 003, responde a perguntas de exames e escreve trabalhos sobre biologia, filosofia ou literatura. A possibilidade de os trabalhos escolares ficarem assim facilitados tem suscitado muito interesse entre os alunos, que já estão a testar em linha o Da Vinci 003. Professores e outros profissionais do ensino, por seu lado, interrogam-se sobre o impacto desta nova ferramenta, que parece abrir aos jovens a virtualidade de descurarem as tarefas da escola, como sugere o Times Education Supplement em 08/12/2022.
O Da Vinci003, treinado com páginas da Wikipédia, livros gratuitos, publicações nas redes sociais e comentários de revisores humanos, depende do GPT-3.5, um modelo de linguagem do Open AI, laboratório sem fins lucrativos que Elon Musk e Sam Altman criaram em 2015. Os modelos desenvolvidos pela Open AI são capazes de fabricar notícias e escrever excertos de romances.
Um teste feito com este chatbot por uma jornalista do Público* dá conta de alguns resultados, às vezes desconcertantes. À pergunta sobre a diferença entre as obras de Camões e Fernando Pessoa, a resposta começa do seguinte modo: «Os Lusíadas são um poema épico de Luís de Camões, escrito no século XVI, que celebra a história e a cultura portuguesa. A Mensagem é um poema de Fernando Pessoa, escrito no século XX, que aborda temas como a solidão e a busca pela identidade.» Já sobre a diferença entre cem gramas de ferro e cem gramas de algodão, o Da Vinci 003 garante que o ferro «pesa mais».
Um chabot é um «programa desenhado para simular uma conversa com utilizadores humanos, utilizado sobretudo em ambiente online», conforme a definição do Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa. É um termo criado na língua inglesa, por amálgama de chat, «conversa» e [ro]bot, «robô».
* Ler Karla Pequenino, "Chatbot financiado por Elon Musk responde a perguntas sobre Os Lusíadas", Público, 07/12/2022.
Fonte da imagem: Monica J. White, "Top 10 Most Insane Things ChatGPT Has Done This Week" [Lista das dez coisas mais loucas que o ChatGPT fez esta semana], Springboard, 09/12/2022.
Cf. Traduzir Camões para o português atual? + Língua portuguesa entra na era da IA + Nicolelis explica por que não precisamos temer a Inteligência Artificial + O Jovem Camões em Coimbra + «Camões não ficou agarrado ao seu tempo. O que ele diz ainda ecoa»