Informação relacionada sobre todos os temas relativos à Lingua Portuguesa
Metade das 7000 línguas pode desaparecer neste século
Metade das 7000 línguas que se falam no mundo poderá desaparecer neste século, segundo um estudo da National Geographic, que alerta para o perigo em cinco pontos do planeta, entre os quais a América Central e a do Sul. Notícia no Diário Digital de 19 de Setembro de 2007.
Ler também: 7 Mil Línguas em Risco de Extinção.
Conferência Internacional para o Ensino do Português recomenda reforço do estudo da gramática
Foram tornadas públicas as conclusões e as recomendações da Conferência Internacional para o Ensino do Português, realizada em 7 e 9 de Maio p. p. «Importa sensibilizar e responsabilizar todos os professores, independentemente da sua área disciplinar, no sentido de cultivarem uma relação com a língua norteada pelo rigor e pela exigência da correcção linguística», defendeu o comissário da conferência, professor Carlos Reis, conforme notícia aqui reproduzida, no Correio da Manhã de 17 de Setembro.
Presidente Cavaco Silva reclama «atenção muito especial» no ensino do Português
«Não podemos, de forma alguma, permitir que a aprendizagem do Português – indispensável à realização individual e à coesão social – deixe de ser considerada uma das prioridades do nosso sistema de ensino», denfende o presidente da Repúbica de Portugal, Aníbal Cavaco Silva. Ver notícia aqui.
Acordo Ortográfico em debate no Páginas de Português no domingo às 17 horas
O programa de rádio Páginas de Português, na Antena 2, tem como tema central a questão do Acordo Ortográfico. Com depoimentos e entrevistas a personalidades a favor e contra um mesmo padrão de ortografia da língua portuguesa nos oitos países lusófonos.
Páginas de Português pode ainda ser ouvido em diferido, via Internet, em sistema podcast (pós-difusão), no endereço http://multimedia.rtp.pt, nos programas aí disponíveis do canal cultural da rádio pública portuguesa.
Brasil financia arranque do Instituto Internacional da Língua Portuguesa
O até aqui paralisado Instituto Internacional da Língua Portuguesa — presidido actualmente pela linguista angolana Amélia Mingas — poderá finalmente ter alguma actividade concreta, graças a um anunciado financiamento do Governo brasileiro. Notícia da agência Lusa, reproduzida aqui pelo Jornal de Angola.
Mais antigo jornal chinês em Macau passou a ter suplemento em português
O regresso às aulas em língua veicular portuguesa e uma entrevista com o ex-deputado à Assembleia Legislativa Jorge Fão marcaram hoje o arranque do suplemento em língua portuguesa do diário chinês Tai Chung Pou, o mais antigo jornal publicado em Macau. Notícia da agência Lusa, publicada no Diário Digital.
Cooperantes portugueses em Timor-Leste com cursos de formação em tétumursos de tétum
Para um melhor entrosamento técnico e pedagágico
Os cooperantes portugueses em Timor-Leste, «sobretudo os professores», passarão em breve a ter cursos de tétum antes de iniciar a sua missão, revelou o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação português, João Gomes Cavinho. in Diário de Notícias de 4 de Setembro de 2007.
Alemanha: mais estudantes optam por latim como língua estrangeira
O ensino do latim nas escolas do nível fundamental, na Alemanha, registou neste ano (2006/2007) o maior aumento nos últimos sete anos, conforme noticia o Portal Latino-Americano da Agência Ansa.
Em Portugal, no ensino universitário dos cursos de Línguas e Literaturas, o latim tem um carácter residual.
