Faleceu em Paris, no passado dia 15, a investigadora francesa e reconhecida estudiosa da língua portuguesa Solange Parvaux, que completaria 75 anos de idade em 31 de Janeiro próximo. A ela se deve o ensino da língua portuguesa nas escolas e nos liceus franceses.
Na emissão do programa Língua de Todos, no sábado, dia 15 de Dezembro, depois das 9h10 (hora de Portugal), na RDP-África, falar-se-á com o linguista angolano N’unga Nfwa sobre os caminhos da língua portuguesa no seu país. Haverá ainda uma conversa à volta do neologismo “distorcivo”, muito em voga actualmente via Internet.
Começou a audiência pública promovida pela Comissão de Educação e Cultura para discutir o relatório sobre a diversidade linguística no Brasil. Os participantes vão conhecer os resultados do grupo de trabalho constituído a partir do Seminário Legislativo sobre a Criação do Livro de Registro de Línguas, promovido pela comissão em Março de 2006.
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou na manhã desta quinta-feira (13) o projecto do deputado Aldo Rebelo que proíbe o uso de estrangeirismos no Brasil. Segundo o projecto, toda a palavra ou expressão escrita em língua estrangeira e destinada ao conhecimento público no Brasil virá acompanhada, em letra de igual destaque, do termo ou da expressão correspondente em português.
A falta de apoios ao Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) foi alvo de críticas da parte da presidente daqule instituto, Amélia, Mingas, bem como da misnistra da Educação de Cabo Verde.
São objectivos do IILP: «a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais».
O programa Páginas de Português, neste domingo, dia 9 de Dezembro, às 17 horas, na Antena 2, andará à volta do português como língua operática numa conversa com o musicólogo Rui Nery, o letrista José Júlio Lopes e o músico Nuno Côrte-Real. O pretexto para esta troca de impressões veio da próxima estreia, na Culturgest, em Lisboa, de duas óperas cantadas em português (“W” e “Rapaz de Bronze”).
A emissão do programa Língua de Todos, no sábado, dia 8 de Dezembro, depois das 9h10 (hora de Portugal), na RDP-África, terá como intervenientes os linguistas Fernando Costa (angolano) e Fátima Mendonça (moçambicana), que discutirão se se pode falar de um “português angolano”, sobre o português hoje falado e escrito em Angola, e de um “português moçambicano”, em Moçambique.
A OCDE (Organização para a Cooperação e para o Desenvolvimento Económico) divulgou, no passado dia 4 de Dezembro, os resultados do PISA 2006 (Programme for International Student Assessment) — estudo que compara os conhecimentos de Ciências, Matemática e Leitura dos alunos de 15 anos de 57 países. Em Portugal, foram inquiridos 5 mil alunos, do 7.º ao 11.º ano, de 175 escolas públicas e privadas, de todos o país.
A Fundação Vodafone Portugal e o Instituto Português do Sangue (IPS) acabam de estabelecer um protocolo de cooperação para a promoção , via SMS e a nível nacional , da doação de sangue .
No âmbito deste protocolo , os dadores registados na Base de Dados do Instituto Português do Sangue serão notificados da presença de uma brigada de recolha na proximidade da zona onde residem ou onde doam sangue , através de SMS e não da tradicional carta de correio .
A língua portuguesa vai dispor, a partir do segundo semestre do próximo ano, de um portal — Lingu@e — que visa pensar a língua em termos práticos, como disse hoje Rui Machete.
O presidente da Fundação Luso-Americana de Desenvolvimento (FLAD) falava em Lisboa, no âmbito do protocolo hoje assinado entre esta fundação, o Instituto Camões (IC) e o Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu, que tornará possível colocar o portal na Internet.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações