♦ Em novembro de 2019, na Fundação Calouste Gulbenkian, cerca de 40 especialistas protagonizaram a primeira Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE 2019), sob a égide da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI). Tendo como convidada de honra a escritora brasileira Nélida Piñon, este encontro permitiu debater os muitos temas, desafios e projeções futuras da dimensão político-cultural de um universo linguístico que abrange cerca de 800 milhões de falantes. Nomes como Rubén Darío, Guimarães Rosa, Camilo Castelo Branco, José Craveirinha e Luandino Vieira são alguns dos muitos que exprimiram a cidadaniano tempo que foi o seu e as diversidades dos numerosos povos que também se reveem nas duas línguas. Para compreender o valor cultural e económico do português e do espanhol, o programa Língua de Todos, transmitido pela RDP África na sexta-feira, dia 20 de dezembro, pelas 13h20*, convida Luís Antero Reto para falar do tema.
♦ A sigla PISA que, em inglês significa Programme for International Student Assessment, constitui uma avaliação internacional para os jovens de 15 anos promovida pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) e que abrange mais de setenta países. Realizada de três em três anos, pretende identificar, a partir do universo escolar, o grau de capacitação dos jovens para lidarem, lato sensu, com os desafios do quotidiano. A OCDE começou a trabalhar na metodologia em meados dos anos 1990, mas a primeira sondagem só foi levada a cabo em 2000. A notícia agora é a de que Portugal ficou bem na edição de 2018 do PISA, na qual a literacia em leitura foi a área-chave analisada. Este é o tema da entrevista que o programa Páginas de Português, emitido pela Antena 2, no domingo, 22 de dezembro, pelas 12h30*, faz ao professor universitário e linguista João Costa, que em Portugal ocupa atualmente o cargo de secretário de Estado da Educação.
* Ambos os programas se repetem: o Língua de Todos, no sábado, dia 21 de dezembro, depois do noticiário das 09h00, e o Páginas de Português no sábado seguinte, dia 28 de dezembro, às 15h30. Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui.