Maria e João + João Miguel e Maria Eduarda – os nomes preferidos em Portugal e no Brasil - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Maria e João + João Miguel e Maria Eduarda
– os nomes preferidos em Portugal e no Brasil
Para os bebés/bebês nascidos em 2018
174

Em 2018, segundo os dados provisórios do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), João continuou a ser o nome mais escolhido pelos pais portugueses. Foi a escolha de 1679 deles, entre as 80 484 crianças nascidas neste ano no país. Muito perto do número dos que optaram por Francisco (1603) e por Santiago (1579).

No caso das meninas, a liderança inequívoca é de Maria — aliás, já o é desde 2005, ano em que ultrapassou Ana. Em 2018, foi a escolha de 5608 pais. Detalhes nesta notícia do jornal "Público" do dia 28/12/2018. E, também, aqui.

Já no Brasil, Enzo Gabriel foi usado para registar 18 156 bebés/bebês e lidera a lista de nomes mais usados no Brasil, segundo informações da Central Nacional de Informações do Registro Civil. Maria Eduarda foi usado 15 760 vezes, sendo o nome mais popular para meninas. A lista pormenorizada aqui.