A Direção dos Serviços de Educação e Desenvolvimento da Juventude (DSEDJ) do governo da região administrativa especial de Macau, na China, anunciou o lançamento de um programa «de caráter contínuo e diversificado», com uma duração de quatro anos, para estudantes que pretendam prosseguir estudos em Portugal.
Na primeira reunião plenária de 2023 do Conselho de Educação, a DSEDJ comunicou a celebração, com instituições de ensino superior, educativas e culturais de Portugal, entre outros países, de «acordos de cooperação sobre o aprofundamento do ensino da língua portuguesa, formação de quadros qualificados, academia ou investigação científica, entre outros aspetos». Em junho de 2023, na Assembleia Legislativa, a secretária para os Assuntos Sociais e Cultura indicou que, até ao presente, mais de 160 alunos receberam financiamento para continuar os estudos em Portugal.
A região administrativa de Macau assinou, no primeiro semestre de 2023, 15 acordos de cooperação em Portugal, no âmbito da deslocação do chefe do executivo, Ho Iat Seng, em abril, e da secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, Elsie Ao Ieong, em maio.
"Programa de formação de português arranca no próximo ano em Macau", SAPO, em 13 de julho de 2023.