Faleceu em 22 de abril de 2023, em Lisboa, a professora Emília Amor, reputada especialista no ensino da língua portuguesa e na investigação em didática.
Emília Amor nasceu em Lisboa, em setembro de 1945. Licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo, mais tarde, completado o mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva na mesma instituição. Foi diretora da Escola Preparatória da Moita, professora efetiva na Escola Básica Conde de Oeiras e lecionou a disciplina Currículo e Didática do Português na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
A sua obra mais marcante será Didáctica do Português. Fundamentos e Metodologia (Texto Editores), uma publicação que, ainda hoje, é considerada uma referência no domínio da didática da língua materna. Foi membro fundador e dirigente da Associação de Professores de Português (APP) e integrou, como redatora, a equipa lexicográfica da Editorial Verbo, participando na construção de diversos dicionários bilingues. É coautora do Dicionário Verbo da Língua Portuguesa (2006, 1.ª edição e 2008, 2.ª) e autora do Dicionário da Língua Portuguesa, Léxico, Gramática e Prontuário (Texto Editora, 2018). Assina também a Didática do Português. Sinais de um percurso de vida (Fundação Manuel Leão, 2022), uma coletânea das suas comunicações, conferências e artigos sobre temas diversos, relacionados com a política de língua, didática curricular e didática da língua materna.
A sua dedicação à didática e ensino do português levou a APP a criar no ano passado o Prémio Emília Amor de investigação em Didática do Português, cujo objetivo é incentivar a investigação sobre a prática pedagógico-didática do português.
Mais informação nas páginas da Associação de Professores de Português.