Vivemos num mundo em que o prefixo tele invadiu o quotidiano: telemóvel, teletrabalho, telecomando… será que o mundo é telecomandado? É o que Dalila Carvalho vai perguntar ao cientista, físico nuclear João Caraça, filho do ilustre matemático Bento de Jesus Caraça.
Num mundo teleguiado e teledirigido, precisamos de telegenia, e não só para ter sucesso nas videochamadas profissionais. Isabel Amaral, presidente da Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo, chama a atenção para algumas regras que devem ser tidas em conta antes de ligar o Zoom ou o Teams.
E nesta voragem comunicacional, quem é capaz de pôr ordem no uso da palavra caos? Miguel Bastos, jornalista, critica um noticiário em que a palavra caos era aplicada a filas burocráticas no aeroporto de Lisboa e ao desespero dos afegãos no Aeroporto de Cabul.
Outro tema da semana é o de saber se é mais fácil mudar a forma como falamos ou a forma como nos comportamos. A esta questão vai responder Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade.
Para terminar a semana, quem disse que só os compradores procuram os leilões? Os vendedores são outro dos grupos a quem o assunto muito interessa. Quem são e porque escolhem a venda em leilão, em vez de uma venda em linha, é o que irá explicar Adriana Cerqueira da Bid by Bid.
O Palavras Cruzadas tem emissão às 09h50 e às 18h50, de segunda a sexta. Cada programa dura cerca de cinco minutos e fica disponível no site da RTP e no Spotify.