Na visita de oficial a Timor-Leste, realizada no dia 25 de julho de 2023, o primeiro-ministro português, António Costa, defendeu a importância e necessidade de se reforçar o ensino de português neste território, considerando que a língua «faz a identidade» do único país lusófono no sueste asiático. A ocasião serviu ainda para o anúncio do nome do Centro Cultural Português em Díli: Centro Cultural Jorge Sampaio – em homenagem ao papel que o antigo Presidente da República português teve na defesa da causa independentista de Timor-Leste.
Cf. Costa em Timor: combate à imigração ilegal, pactos políticos e honras a Sampaio
Os cooperantes portugueses em Timor-Leste, «sobretudo os professores», passarão em breve a ter cursos de tétum antes de iniciar a sua missão, revelou o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação português, João Gomes Cavinho.
in Diário de Notícias de 4 de Setembro de 2007.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações