Notícias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Notícias Academia Brasileira de Letras
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.
Passou a ocupar a cadeira n.º 13

Eleito membro da Academia Brasileira de Letras em outubro de 2022, numa votação que contou com 32  votos dos 35 escrutináveis, a cerimónia de posse do escritor, jornalista e biógrafo Ruy Castro decorreu no dia 3/03/2023, no Petit Trianon, a sede da ABL, no Rio de Janeiro

Ocupa a cadeira número 20

O músico Gilberto Gil foi  eleito membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 11 de novembro de 2021, para suceder ao académico e jornalista Murilo Melo Filho, ocupando, assim, a cadeira número 20 desta instituição.

 

A consagração de quase 80 anos de carreira

A actriz Fernanda Montenegro foi eleita para ocupar a cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras (ABL), tornando-se assim uma “imortal”, termo com que se designam os membros da referida instituição.

6.ª edição já com 382 mil entradas

Com 382 mil entradas, a 6.ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras conta com mil palavras novas, incluindo os estrangeirismos, com os respetivos significados. Muitos acréscimos de vocábulos estão relacionados com novos termos originados do desenvolvimento científico e tecnológico, com palavras surgidas no contexto da pandemia do novo coronavírus, com o registro mais abrangente de nomes de povos indígenas, assim como termos técnicos das diversas áreas do conhecimento, medicina, psiquiatria, psicologia, sociologia, direito, botânica, zoologia, arquitetura e urbanismo, gastronomia, cinema, esportes, etc. Também se adicionaram novos vocábulos de uso comum, muito divulgados na comunicação social e em textos académicos, sempre de acordo com os critérios de formação de palavras da língua-padrão. 

 

CfAcademia Brasileira de Letras lança nova edição online do Volp