A (não) sobrevivência dos crioulos de raiz portuguesa e a Cátedra Manuel Alegre na Universidade de Pádua - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A (não) sobrevivência dos crioulos de raiz portuguesa
e a Cátedra Manuel Alegre na Universidade de Pádua
Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português
470

 A investigadora Dulce Pereira, especialista nas línguas crioulas de base lexical portuguesa, aborda no programa Língua de Todos − na RDP África* – a herança linguística do contacto decorrente da aventura marítima portuguesa. Havendo crioulos  de uso decrescente, desvanecendo-se mesmo alguns deles, será esse o destino irremediável, sem a devida sustentação de uma entidade político-cultural? Estão algumas línguas crioulas fadadas à extinção? 

Língua de TodosRDP África, sexta-feira, 4 de janeiro às 13h15, com repetição no sábado, dia 5 de janeiro. Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa disponível posteriormente, aqui.

Destinada ao estudo da Língua, Literatura e Cultura Portuguesas, e criada em colaboração com o Instituto Camões, a Cátedra Manuel Alegre da Universidade de Pádua está em destaque no programa Páginas de Português, na Antena 2**. Uma conversa com a sua diretora, Sandra Bagno, que nos fala do projetos envolvidos, à volta o vasto e diverso mundo das geografias da língua portuguesa.

Páginas de Português, emitido na Antena 2, no dia 6 de janeiro, às 12h30**, com repetição no sábado seguinte, dia 12 de janeiro, pelas 15h30. Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa disponível posteriormente, aqui.