A interdisciplinaridade entre o Português e as disciplinas das ciências - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A interdisciplinaridade entre o Português e as disciplinas das ciências
Em foco no 13.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
204

As Aprendizagens Essenciais e a sua abordagem prática, a questão da interdisciplinaridade e avaliação foram os temas que dominaram o 13.º Encontro Nacional  da Associação de Professores de Português (APP), realizado nos dias 12 e 13 de abril, em Leiria.

Subordinado ao tema "Percursos da interdisciplinaridade em português: dos projetos às práticas”, tratou-se de um encontro muito rico com comunicações muito diversificadas, que trouxeram à discussão temas atuais para o ensino do Português em Portugal. Neste âmbito, destacaram-se propostas de práticas de interdisciplinaridade entre o Português e disciplinas da área das ciências, como a Matemática, a Física e Química ou as Ciências Naturais. O desenvolvimento das diferentes competências do português foi objetivo de reflexões relacionadas com o desenvolvimento da planificação, a compreensão da leitura, o trabalho da escrita em sala de aula ou o desenvolvimento da competência da educação literária com o estudo de obras como Os Lusíadas. Tema também importante relacionou-se com o estudo de géneros escolares que ofereceu aos participantes reflexões relacionadas com a exposição oral ou o diário.

Um dos momentos marcantes do encontro teve lugar na evocação dos 20 anos da morte de José Cardoso Pires, com a mesa redonda “Percursos pela vida e obra de José Cardoso Pires”, que contou com histórias intimistas contadas na primeira pessoa pelas filhas do escritor, por uma abordagem da obra literária apresentada por Marco Neves e pela apresentação do dossiê digital dedicado ao escritor pela Câmara Municipal de Lisboa, disponível aqui.