Soltar a Língua 7 é uma obra da autoria de Carla Cristina Fernandes Monteiro, com a chancela da Investigare – Associação para a Investigação em Leitura, Escrita e Neurociências, e que foi elaborada com o objetivo de «apoiar os professores na implementação de estratégias e de atividades na sala de aula de ensino de língua materna» (pág. 10). No fundo, trata-se de um programa elaborado com um propósito didático e para a promoção da competência comunicativa oral no 7.º ano de escolaridade do sistema de ensino português.
Esta publicação defende que, em contexto escolar, «devem ser promovidas interações de diferentes tipologias, que partam do reportório verbal dos alunos para o enriquecer e alargar» (pág. 9). Neste sentido, a par da aprendizagem da leitura e da escrita, é importante que os estudantes aprendam também a produzir e compreender enunciados orais que são reconhecidos e instituídos socialmente. Por conseguinte, este programa, que foi pensado para ser aplicado no 7.º ano do ensino básico, ao longo de um ano letivo, tenciona apoiar na abordagem, em sala de aula, os conteúdos relativos à oralidade, pretendendo, assim, melhorar as competências comunicativas dos alunos.
Soltar a Língua 7 é constituída por guiões de análise e de produção textual, bem como instrumentos de valoração e de avaliação da aprendizagem. O conjunto destes guiões traduz-se em 13 unidades que versam temas como a linguagem verbal oral e não-verbal, o diálogo literário ou a argumentação oral. Em cada uma delas, surge também um conjunto de propostas de exercícios que pretendem, acima de tudo, trabalhar vários contextos pragmáticos e diferentes vertentes da oralidade.
Em suma, esta obra apresenta propostas interessantes direcionadas a professores que lecionem o 7.º ano de escolaridade e que tencionam trabalhar, sob diferentes perspetivas, a oralidade nas suas aulas.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações