Reflexões sobre Lingua(gem) em Contextos de Ensino é uma compilação de textos e artigos científicos, organizada por Wagner Rodrigues Silva e publicada pela editora da Universidade Federal do Tocantis (EDUFT). Os diferentes capítulos que compõem esta obra apresentam o ponto de vista de vários professores de língua do ensino básico e do ensino universitário sobre o que acontece em sala de aula quando existe uma orientação virada para práticas que abordam diferentes perspetivas da língua. Esta obra também pretende levar o leitor a refletir sobre as diferentes práticas da análise linguística, o lugar da gramática e a pedagogia dos géneros em sala de aula. Neste sentido, de acordo com Wagner Rodrigues Silva na apresentação da obra, os leitores imediatos a quem este volume se destina são os docentes das licenciaturas nas áreas das letras e pedagogia, os seus estudantes e os professores de línguas em contextos diversos.
Este livro está organizado em duas grandes partes: a primeira designada «Abordagens dos letramentos» e a segunda «Práticas escolares de língua(gem)”. Cada uma destas duas partes é composta por cinco capítulos. Destes, destacamos o capítulo 2, «Leitura de artigo científico por graduados em Letras: desafios e possibilidade», que apresenta um estudo sobre a proficiência na leitura de artigos científicos de professores de Português como língua materna em formação inicial. Após a análise dos resultados, são sugeridas algumas abordagens no ensino da literacia académica a estudantes no ensino superior, de modo a que esta prática lhes seja útil no futuro do exercício da sua atividade profissional. Para além deste, evidenciamos também o capítulo 5, «Formação de professores de línguas pelas lentes dos letramentos digitais», que explora as práticas de vários participantes na utilização das novas tecnologias de informação, com especial atenção para as práticas digitais dos professores de língua em formação inicial. Por fim, realçamos ainda o capítulo 7, «Ensino de língua, de gramática ou de análise linguística?», que discute os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos subjacentes ao trabalho pedagógico com a categoria dos verbos, em aulas de português como língua materna.
Em síntese, os trabalhos de pesquisa e textos reunidos em Reflexões sobre Lingua(gem) em Contextos de Ensino são uma interessante fonte para todos aqueles que pretendem melhorar as suas práticas pedagógicas no ensino de línguas.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações