Na sequência de um outro volume dedicado à descrição da fonologia do português europeu e às suas incidências nos níveis básico e secundário da escolaridade, trata-se de um livro apresenta-se como um guia destinado sobretudo aos professores desses anos de ensino. Estruturado em seis capítulos, esta obra começa por focar aspetos teóricos e descritivos do conceito de segmento fonológico sempre no contexto da língua portuguesa. São feitas e fundamentadas numerosas sugestões de caráter pedagógico e didático, tendo em conta o desenvolvimento do conhecimento metalinguístico das crianças. É e assinalar o quarto capítulo, especialmente interessante pelo facto de problematizar e deixar sugestões que se prendem com a variação regional. As propostas de exercícios e atividades são numerosas, nelas se verificando uma grande preocupação por encontrar soluções pedagógicas adequadas, sem perder de vista o rigor científico.
15/07/2013
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações