Este novo livro da editora Contexto é dedicado aos educadores envolvidos com leitura e escrita, a fim de que possam obter melhores resultados para vencer a batalha contra o analfabetismo de fato/facto ou funcional. Explica de forma simples – e com muitas tabelas resumidas e exemplos – como as pessoas reconhecem as letras na leitura e como convertem os fonemas em letras quando escrevem. Bem fundamentados, os educadores poderão entender os processos de leitura e escrita, analisar e seleccionar o material pedagógico, descobrir a finalidade das actividades em sala de aula, ordenar prioridades, detectar onde estão as dificuldades do aluno e generalizar as experiências que dão resultado.
A autora é doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo, professora titular aposentada pela Universidade de Santa Catarina, pós-doutorada pela Universidade de Montreal, tendo sido presidente da International Society of Applied Psycholinguistics por dois mandatos.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
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