Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Gramática Derivacional do Português (2.ª edição)
Graça Rio-Torto, Alexandra Soares Rodrigues, Isabel Pereira, Rui Pereira e Sílvia Ribeiro
Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016 4K   

Segunda edição, três anos depois do lançamento desta obra, assim resumida na respetiva sinopse,  nas páginas da Imprensa da Universidade de Coimbra:

 «Nesta Gramática Derivacional descrevem-se os mecanismos, os recursos e os produtos de formação de palavras do português contemporâneo, usando uma linguagem acessível mas assente em aturada investigação por parte dos seus autores, docentes universitários com larga experiência em pesquisa sobre o léxico. Com base nos dados do português europeu e em alguns do português do Brasil, percorrem-se os processos de sufixação (construção de nomes, de adjetivos e de verbos), de prefixação, de composição (erudita e vernácula) e de construção não concatenativa (cruzamento, truncação, siglação, acronímia). A morfologia e a semântica das palavras construídas – sejam isocategoriais ou heterocategoriais – são analisadas tendo em conta as bases que as compõem, os afixos que nelas ocorrem, os processos e as restrições de combinatória, e as áreas denotacionais dos produtos. Precede a descrição dos diferentes paradigmas um capítulo de apresentação dos conceitos

Em relação à publicação inicial, registam-se algumas alterações, como observa a sua coordenadora, Graça Rio-Torto, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: «A par com as reformulações dentro de cada um dos capítulos, nesta segunda edição foi alterada a ordem dos capítulos, por forma a dar coesão interna acrescida ao volume [...].»