A iliteracia dos alunos portugueses, atendendo aos resultados das avaliações internacionais, permitem falar de uma verdadeira crise no ensino da Língua Materna.
A par de uma reflexão sobre o estado da questão, segue uma reflexão a respeito das principais dimensões do ensino do português:
— a articulação aquisição — aprendizagem da língua materna;
— o papel dos ambientes sociais nos desempenhos escolares;
— a distinção entre competência oral e competência escrita;
— a centralidade do estudo da gramática;
— os métodos de avaliação e os programas;
— a função dos manuais escolares;
— a formação dos professores.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações