Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Dar à Língua
João Paulo Pereira
Instituto Português do Oriente 1K

Trata-se do primeiro manual de Português para estrangeiros do nível de aprendizagem C1 publicado em Macau, da autoria de João Paulo Pereira, professor no Instituto Português do Oriente (IPOR) e com a coordenação científica da linguista Liliana Inverno. Concebido «para servir como material de apoio a docentes em contexto de sala de aula, mas também para utilizadores autodidatas», Dar à Língua*, nas palavras do seu responsável, «surge da necessidade de suprir a falta de materiais para este nível e dar resposta às solicitações de muitos aprendentes que desejam ter materiais para a preparação do exame de certificação internacional DAPLE – Diploma Avançado de Português Língua Estrangeira». 

Contando com oito unidades temáticas baseadas em temas atuais, como a globalização, que trabalham a compreensão oral, a leitura, o léxico, a competência estrutural, o manual integra ainda uma secção de extensão do conhecimento (Saber mais), num total de mais de 350 atividades, muitas das quais integrando documentos autênticos, que contaram com a colaboração de estudantes de Macau e da China.

Dar à Língua, que se encontra à venda em Macau e em Portugal, é acompanhado por um CD permitindo que os utilizadores se preparem para os exames de forma autónoma.

Uma obra que reforça o papel de Macau como plataforma de referência para a língua portuguesa.

*Com o mesmo título, encontra-se  publicada em Portugal outra obra da autoria de Suzete Jorge e Guilhernina Jorge (Edições Cosmos, abril de 1997), esta relacionada especificamente com expressões  idiomáticas do português..

 

José Manuel Matias