Trata-se do primeiro manual de Português para estrangeiros do nível de aprendizagem C1 publicado em Macau, da autoria de João Paulo Pereira, professor no Instituto Português do Oriente (IPOR) e com a coordenação científica da linguista Liliana Inverno. Concebido «para servir como material de apoio a docentes em contexto de sala de aula, mas também para utilizadores autodidatas», Dar à Língua*, nas palavras do seu responsável, «surge da necessidade de suprir a falta de materiais para este nível e dar resposta às solicitações de muitos aprendentes que desejam ter materiais para a preparação do exame de certificação internacional DAPLE – Diploma Avançado de Português Língua Estrangeira».
Contando com oito unidades temáticas baseadas em temas atuais, como a globalização, que trabalham a compreensão oral, a leitura, o léxico, a competência estrutural, o manual integra ainda uma secção de extensão do conhecimento (Saber mais), num total de mais de 350 atividades, muitas das quais integrando documentos autênticos, que contaram com a colaboração de estudantes de Macau e da China.
Dar à Língua, que se encontra à venda em Macau e em Portugal, é acompanhado por um CD permitindo que os utilizadores se preparem para os exames de forma autónoma.
Uma obra que reforça o papel de Macau como plataforma de referência para a língua portuguesa.
*Com o mesmo título, encontra-se publicada em Portugal outra obra da autoria de Suzete Jorge e Guilhernina Jorge (Edições Cosmos, abril de 1997), esta relacionada especificamente com expressões idiomáticas do português..
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações