DÚVIDAS

ATUALIDADES

Montra de Livros

Cadernos de PLE (2.ª edição)

Estudos Variacionistas e Aplicados em Língua Não Materna

Cadernos de PLE (2.ª edição)
Autor(es) Paulo Osório|Lurdes de Castro Moutinho
Edição Universidade de Aveiro , 2025
Ver página do livro

Os estudos dedicados ao ensino e à aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE) têm vindo a ganhar renovado destaque, acompanhando a crescente diversidade linguística e cultural que caracteriza o atual contexto educativo português. A heterogeneidade dos aprendentes, a multiplicidade de perfis linguísticos e a atenção crescente às dinâmicas de contacto entre línguas têm motivado a publicação de trabalhos que procuram sistematizar e aprofundar o conhecimento sobre a aquisição e o ensino de PLE. Entre essas publicações destaca‑se a coleção Cadernos de PLE, uma edição anual dedicada à investigação em torno do Português como Língua Não Materna (PLNM), que se tem afirmado como espaço de reflexão científica e de diálogo entre diferentes áreas da linguística aplicada.

Neste segundo volume, coordenado por Paulo Osório e Lurdes de Castro Moutinho, reúnem‑se cinco estudos que, a partir de perspetivas diversas, procuram compreender de que modo a variação fonética, prosódica, lexical e morfossintática interfere nos processos de aquisição e no uso efetivo do português por aprendentes com diferentes línguas maternas. O conjunto dos trabalhos evidencia a importância de reconhecer a heterogeneidade do português e de integrar essa diversidade no ensino, não apenas como objeto de descrição, mas como elemento estruturante das práticas pedagógicas.

Entre os textos que compõem esta compilação, merece destaque «A dimensão léxico‑gramatical e (inter)cultural: variações de sentido em contexto de português para hispanofalantes», de Camili Daiani Maranho Alvarenga, que sublinha o papel da polissemia e da dimensão intercultural na consolidação da competência lexical. O estudo evidencia como a proximidade entre línguas, no caso, português e espanhol, pode simultaneamente facilitar e dificultar a aprendizagem, exigindo abordagens pedagógicas mais conscientes da variação lexical e semântica.

Destaca‑se igualmente «Interferências do cokwe no português de Angola: variação morfossintática», de Roque Suequel e Paulo Osório. Este trabalho descreve fenómenos morfossintáticos resultantes do bilinguismo angolano, contribuindo para uma compreensão mais ampla da diversidade interna do português e das suas dinâmicas de variação.

Resumidamente, este volume oferece uma visão atualizada e plural das problemáticas associadas ao ensino do português em contextos multilíngues, valorizando a diversidade interna da língua e os desafios concretos enfrentados por estudantes e docentes.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa