Um estrato (muito) mal extraído - Pelourinho - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Português na 1.ª pessoa Pelourinho Artigo
Um estrato (muito) mal extraído
Um estrato (muito) mal extraído

«Este foi um dos produtos […] que também permitiu criar a Red Eye, cerveja
apresentada como remédio para a ressaca, e cujo segredo é um estrato de
tomate criado em Portugal»

Expresso, Economia, 18 de julho de 2014, p. 14.

 

O estrato de tomate referido na transcrição é na verdade extrato.

Estrato e extrato são palavras homófonas, ou seja, têm a mesma pronúncia, pelo que se prestam a frequente confusão. Têm, porém, significados diferentes. Estrato é sinónimo de camada. Fala-se, assim, em estratos geológicos (ex.: o terreno é formado por diversos estratos sedimentares) ou em estratos populacionais (ex. a televisão é um meio de comunicação que chega a todos os estratos sociais). Por sua vez, extrato designa aquilo que foi extraído de algo (ex.: extrato de tomate, extrato bancário, extrato de um texto).

Estrato provém do latim stratum, -i, daí grafar-se com s. Extrato provém também do latim extractus, -a, razão por que é escrito com x. Em caso de dúvida, basta pensar se aquilo que temos à frente é ou não um subproduto, é ou não uma parte de algo mais vasto, e do qual se extrai, em caso afirmativo, facilmente conseguiremos dilucidar eventuais dúvidas e eleger a grafia correta.

Sobre o autor

Paulo J. S. Barata é consultor do Ciberdúvidas. Licenciado em História, mestre em Estudos Portugueses Interdisciplinares; curso de especialização em Ciências Documentais (opção Biblioteca e Documentação) e curso de especialização em Ciências Documentais (opção Arquivo).