Um enigmático «inigma»! - Pelourinho - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Português na 1.ª pessoa Pelourinho Artigo
Um enigmático «inigma»!
Um enigmático «inigma»!

«O inigma de mais um misterioso voo da Malaysian Airlines»

A Bola, 18 de julho de 2014, p. 37.

É mesmo um enigma como, com o destaque de título, surge este "inigma", pecadilho tão despropositado que nem a confusão entre pronúncia e escrita consegue absolver. Um tropeção que até alinha com o significado do vocábulo grego aínigma, atos, «fala obscura ou equívoca», que, por via do latim aenīgma, ătis, «obscuridade de sentido, mistério», deu em português a palavra enigma, «qualquer coisa de difícil explicação».

 

Outros textos do autor

Sobre o autor

Paulo J. S. Barata é consultor do Ciberdúvidas. Licenciado em História, mestre em Estudos Portugueses Interdisciplinares; curso de especialização em Ciências Documentais (opção Biblioteca e Documentação) e curso de especialização em Ciências Documentais (opção Arquivo).