«O apresentador de televisão tem o QI (Quoficiente de Inteligência) mais elevado desde que há vida na Terra», escreveu o jornalista Fernando Alvim no jornal “24 Horas” de 1 de Março p.p..
É Quociente (de Inteligência)”, termo traduzido do inglês Intelligence Quotient (IQ).
Em psicologia, o QI, sigla de quociente de inteligência, é a medida média da inteligência, traduzida num valor numérico que resulta da divisão da idade mental (determinada por testes) pela idade cronológica. A palavra quociente é a mesma que é usada em matemática: numa divisão exacta, o quociente é o resultado, ou seja, o número cujo produto pelo divisor é igual ao dividendo.
Houve, aqui, certamente, uma confusão com a palavra coeficiente, com significados específicos em matemática, em física, em química, em botânica, em balística, que é genericamente usada para designar a «propriedade de algum corpo ou particularidade de algum fenómeno susceptível de se avaliar numericamente» (coeficiente de dilatação, coeficiente torácico). Em sentido figurado, significa «factor», «influência ou grau de influência que certas coisas têm noutras».