No final do jogo entre o Marítimo e o Sporting da Taça da Liga, ocorrido no dia 18 de dezembro de 2012, um dos comentadores da TVI dizia qualquer coisa como (cito de memória) «acompanhe o rescaldo do jogo já a seguir na TVI24». Ao ligar-me ao canal, referia o inserçor de caracteres da Zon:
«Taça da Liga – Pós Match. Com especiais Pós Match, para acompanhar o tempo que sucede a entrada em campo das equipas os debates, a analise e os resumos»?!
Dou de barato a «analise» (que deveria ser «análise») e a sintaxe da expressão «para acompanhar o tempo que sucede a entrada em campo» (que deveria ser «para acompanhar o que sucede após o jogo» ou, vá lá, «para acompanhar o que sucede após a saída de campo»), a ausência de uma vírgula a seguir à mesma e antes de «os debates», e foco-me naquele «Pós Match» que foi o que de imediato me chamou a atenção. Mas que raio?! O que justificará que exista um programa chamado «Pós Match» que nem sequer «Pós-Match» é, assumindo o prefixo (pós-) enquanto tal, ou «Post-Match», assumindo inteiramente o anglicismo? É que aquilo é um pastiche gramaticalmente inconcebível! Mas porque não simplesmente «Pós-Jogo»? Ou até mesmo, como disse o jornalista que comentava, «rescaldo»?