«Se o Obamacare (plano legislativo de cuidados de saúde proposto pelo presidente norte-americano) não avança no Congresso, então não há dinheiro para mais despesa, diz a administração Obama. Demagogia e irresponsabilidade, diram alguns» (Luís Ferreira Lopes, "E se o shutdown fosse em Portugal?", SIC Notícias online, 1 de outubro de 2013).
Confesso que se não lesse esta não acreditava… «"Diram"» alguns?!?! Não sei o que dirão alguns, mas sei que "diram" é mau demais! É mau porque se confunde a terminação ão, usada genericamente para o futuro, com am, utilizada genericamente para o passado1. E, pior, "diram" nem sequer existe, já que a terceira pessoal do plural do pretérito perfeito do verbo dizer é disseram e não este pretenso "diram"… Muito mau! Mau demais, dirão alguns…
1 Acresce que há formas verbais como sonham ou falam (no caso da terminação am) e dão ou vão (no caso da terminação ão) que são do presente e não do passado ou do futuro, respetivamente. Nestes casos usa-se a terminação am se a palavra for paroxítona (justamente o exemplo de falam) ou a terminação ão se a palavra for oxítona (por exemplo dão).