A estrutura «por exemplo» é uma locução prepositiva ou uma locução adverbial?
«Por exemplo» é uma locução adverbial. O que identifica uma locução adverbial é o facto de esta ser composta por duas ou mais palavras que funcionam como um advérbio. A locução adverbial resulta da associação de uma preposição (neste caso, a preposição por) a um nome, adjetivo ou advérbio (no nosso caso, associa-se ao nome exemplo). Note-se ainda que a locução adverbial é uma estrutura invariável, ou seja, não flexiona em número ou género, razão pela qual não é correto dizer “*por exemplos”, ainda que se introduza a enumeração de um conjunto de elementos. A locução «por exemplo» pode servir para ligar segmentos de texto, tendo por isso uma função conectiva.
Note-se ainda que uma locução prepositiva é construída com dois ou mais vocábulos, sendo o último uma preposição simples, como é o caso de: «antes de»; «depois de»; «junto a»; «a par de» ou «de acordo com».
No caso de «por exemplo», a preposição não fecha a construção antes a inicia, o que demonstra que não se trata de uma locução prepositiva.
«Por exemplo» é, assim, uma locução adverbial.
Áudio disponível aqui:
[AUDIO: Carla Marques_Por exemplo]
Apontamento incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 17 de março de 2024.