A palavra sologamia, que não conhecia, apareceu-me recentemente num post no Facebook. Não está ainda dicionarizada nos grandes dicionários, embora já conte com uma entrada, desde 2018, proposta por um utilizador, no projeto colaborativo do Dicionário inFormal e na qual consta: «ato de se casar consigo mesmo».
Etimologicamente combina solo- (do italiano solo, «só»), que exprime a ideia de um, como nas músicas tocadas ou cantadas apenas por uma pessoa, e -gamia, que exprime a noção de casamento ou união (do grego gámo, -ou, «casamento» + -ia). Literalmente é, pois, o «casamento a solo», de uma só pessoa, ou seja, da pessoa consigo própria. É também chamado monocasamento ou autocasamento.
A palavra já conta, aliás, com uma boa definição na Wikipédia.
Vai enriquecer uma vasta família de palavras, sobretudo das áreas da sociologia, da biologia e da botânica, e que já conta com: endogamia, monogamia, bigamia, poligamia, hologamia, exogamia, digamia, heterogamia, misogamia, criptogamia, homogamia, isogamia,anisogamia,alogamia, oogamia, hierogamia, deuterogamia, dicogamia, anemogamia, apogamia, fanerogamia, autogamia, esquizogamia, porogamia, zoogamia, acrogamia, autogamia.