Qual a frase correta: «A maior parte dos turistas visita este museu» ou «A maior parte dos turistas visitam este museu»?
Quando o sujeito inclui expressões como «a maior parte», «a maioria de», «um terço de», «um grupo de», entre outras desta natureza, o verbo pode realizar a chamada concordância gramatical e fica no singular: «A maior parte dos turistas visita este museu». Neste caso, o verbo concorda com o núcleo do sintagma nominal, que é «a maior parte de». Este constituinte encontra-se no singular, o que justifica que se flexione o verbo no singular.
No entanto, em situações desta natureza, é também possível adotar o que se chama concordância pelo sentido ou concordância siléptica, por meio da qual o verbo concorda com os indivíduos referidos. Esta situação é possível quando a ação do verbo pode ser associada separadamente às entidades referidas na frase, sendo aplicável a cada um dos turistas em particular. Por essa razão, há quem aceite a concordância do verbo com turistas, o que permite destacar os vários elementos que compõem o todo: «A maior parte dos turistas visitam o museu.»
Áudio disponível:
[AUDIO: Carla Marques_concordância 4]
Apontamento incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 6 de novembro de 2022.