1. No programa "Bom Dia Portugal" da RTP-1, de 23 de Março p.p., numa reportagem sobre um navio inglês afundado ao largo de Faro, surgia a legenda «João Bispo - Imagens Camera Subaquático».
Câmara é a palavra portuguesa correcta do género masculino («o câmara») que designa actualmente o profissional cuja função é captar imagens através de uma máquina de filmar. No feminino («a câmara») designa a máquina fotográfica ou a de filmar.
2. Escrevia-se na coluna intitulada "Quentes e Boas" do jornal "24 Horas" do mesmo dia: «Só mesmo a fobia de José Sócrates pelas novas tecnologias – ou plano tecnológico – é que empurram o Governo para inventar essa ideia de se pagar o selo do carro via Internet.»
Fobia significa medo, medo patológico, que, como é sabido, não é propriamente o sentimento público que o primeiro-ministro [português] tem manifestado em relação às novas tecnologias. Exemplo de palavras onde está presente o elemento fobia (palavra que provém do sufixo grego "-fobia", com o significado de «terror», «horror», «ódio»): aracnofobia, claustrofobia, fotofobia, hidrofobia.
A atitude de José Sócrates poderia ter sido referida por uma das seguintes palavras: simpatia, gosto, preferência.
Por outro lado, o verbo empurrar deveria ter sido escrito no singular, pois o seu sujeito está no singular: «(...) a fobia (...) é que empurra». (in coluna "Ai esta Língua traiçoeira...", jornal "24 Horas" de 24 de Fevereiro de 2006)