1. Em Maputo, no Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões, foram recentemente apresentados dois livros que são um contributo para a padronização e para a inserção escolar da língua portuguesa em Moçambique. Trata-se de Português Moçambicano: Estudos e Reflexões, elaborado por um grupo de professores da Universidade Pedagógica de Maputo, e Saberes Docentes e Formação de Professores na Diversidade Cultural, de Hildizina Norberto Dias, docente e investigadora na mesma universidade.
2. Sobre o anúncio, feito pela Academia das Ciências de Lisboa, da publicação de um vocabulário ortográfico para o português europeu até ao fim do ano, falará o académico Artur Anselmo em mais uma emissão de Páginas de Português (domingo, 5 de Julho, às 17h00*, na Antena 2). Malaca Casteleiro, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, será também entrevistado a propósito do dicionário ortográfico e de pronúncias que está em vias de publicação, em Portugal, sob sua coordenação.
3. Como já foi anteriormente anunciado, o Ciberdúvidas vai dedicar os próximos meses à construção de novas valências e áreas suplementares à volta da língua portuguesa. O que implica toda uma reestruturação do que está feito e a preparação criteriosa do que se vai fazer. Vamos aproveitar também este interregno para uma melhor classificação das respostas anteriores (à data, perto, já, de 27 mil, no seu total). Assim sendo, a actividade do consultório encontra-se suspensa até 1 de Setembro, terça-feira. Todas as outras rubricas, porém, manter-se-ão em actualização, sempre que for caso disso.
* Hora oficial de Portugal continental.